" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

25 de abril de 2013

Como comportar-se nas dinâmicas de grupo?

O processo de seleção vem mudando ao longo dos tempos inserindo novas ferramentas e medições. A dinâmica de grupo é uma dessas novas ferramentas. E você já sabe como comportar-se nas dinâmicas de grupo? Confira as dicas.
Quando pensamos em uma seleção de candidatos logo nos lembramos de como devemos nos comportar em uma entrevista de emprego. O que ocorre é que antigamente o processo de seleção se restringia a uma entrevista e alguns testes. Com a evolução da Gestão de Pessoas e a alteração de “visão” da organização o processo seletivo passou a ser “mais completo”, ou seja, com mais ferramentas de avaliação. Uma delas é a dinâmica de grupo.
Para os que pensam que a dinâmica de grupo é somente uma “brincadeira”, eu diria que estão totalmente enganados! Esse método é mais uma maneira de verificar as competências dos candidatos à vaga. Dependendo da demanda da empresa, pode ser utilizada para diversos fins como: discussão, integração e avaliação.
Fique atento! Você está sendo observado a todo o momento pelo selecionador. Por isso aí vão algumas dicas de como se comportar nesse tipo de situação:
I) Não “boicote”: as pessoas que estão participando da dinâmica são possíveis concorrentes à vaga, no entanto, não tente causar uma boa impressão “boicotando” seus colegas. A maioria dos selecionadores não interpreta essa atitude como um diferencial.
II)Cuidado com comportamentos alterados: diversos tipos de comportamentos como falar alto, pular e assoviar não te dará nenhum crédito perante seus concorrentes. Aja de uma forma tranquila e focada. Não é chamando a atenção dessa forma que você garantirá sua vaga.
III)Cautela ao se vestir: as dinâmicas, na maioria das vezes, exigem movimentos como sentar no chão, levantar rapidamente, ajoelhar, etc. Então se a vestimenta for discreta e permitir mobilidade (sem constranger os demais com “visões inapropriadas”) melhor será o seu desempenho.
IV)Acalme-se: as dinâmicas são para avaliar a comunicação, relacionamento interpessoal, resiliência, nível de ansiedade, nível de iniciativa, entre outros. Portanto, busque sempre o equilíbrio emocional. Candidatos que querem ser mais rápidos nas respostas mostrando ser um jogador ávido pela vitória - e que normalmente atrapalham os demais quanto à possibilidade de se expressar - são quase sempre descartados pelos selecionadores.
As dinâmicas de grupo não buscam vencedores ou perdedores. Elas tendem a avaliar “apenas” as competências comportamentais do candidato. Então, fique calmo, se expresse devagar e com firmeza nas palavras; não faça discursos rebuscados, mas mostre que você sabe o que está falando. Boa comunicação é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores.
Na próxima vez siga essas dicas, pois são os pequenos detalhes que farão a diferença entre estar ou não na fase seguinte do processo seletivo!
E já que o assunto é dinâmica de grupo, não posso deixar de postar fotos das dinâmicas dos bichos e das balas que apliquei aos meus alunos do curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos no último 13/04.

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