" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

10 de setembro de 2013

VARIABILIDADE HUMANA E CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES.

Os comportamentos das pessoas nas organizações variam, pois cada uma interpreta e expressa seus desejos, ambições e perspectivas diferentemente uns dos outros, sendo a cognição e variabilidade humana, um dos fatores imprescindíveis para tais atitudes. O ser humano em si é complexo, e existem vários meios para tentar compreendê-lo e um deles é estudando as suas raízes sociais e culturas, seu histórico familiar.
Cada particularidade das pessoas deve ser analisada em conjunto, com o meio e em grupo, para que possamos ter um diagnóstico e podermos trabalhar o que o impulsiona a ter os resultados que esperamos no campo organizacional, o que o motiva. O ser humano pode ser estimulado com diferentes aspectos, seja ele palpável ou impalpável, cabendo a cada líder identificar o meio para que ele obtenha o sucesso. O que difere os homens dos outros seres humanos é a capacidade de pensar e de distinguir o que é certo ou errado de forma racional. Vemos e compreendemos o mundo a nossa volta, e agimos de acordo com o que cremos que é certo e errado, as nossas crenças faz com que defendemos valores e princípios próprios que nem sempre são fundamentos para um mesmo grupo, mas que juntos respeitando cada particularidade levara ao sucesso em conjunto.
Conhecer a essência do ser humano é respeitar e aceitar eles como são, fazendo-se críticas construtivas para aperfeiçoa-lo nas áreas em que tenha mais dificuldade, trabalhar a resistência e incentivá-lo no que se tem de melhor, muitos dos conflitos que se tem nas empresas é por conta da não aceitação de um grupo em opiniões divergentes, porém o conflito em si não é prejudicial, ele deve ser administrado, onde existirão pessoas sempre haverá conflitos, podendo ser o sucesso de uma equipe se for bem trabalhado ou a ruína se não levada em consideração, o que causará uma competição danosa, tanto as pessoas que estarão sujeita as elas, quanto à organização. Todos os líderes devem tentar ao menos perceber as pessoas que lidera analisar, observar e tentar compreendê-lo, um dos fatores que mais desmotiva um funcionário, é a invisibilidade que alguns cargos deixam, o tratamento deve ser igual, os cargos são divergentes, porém os seres humanos têm aspectos semelhantes, são feitos de pele e sentimentos, uns extrovertidos e outros introvertidos, uns se destacando na oratória, outros na escrita, outros em cálculos, o que junto formam uma espetacular diversidade humana.
Fonte de Pesquisa: Mércia Leandro do Nascimento.

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