" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

2 de setembro de 2013

Faça você mesmo - ou aprenda a delegar!

Provavelmente você conhece (ou é) uma daquelas pessoas que não consegue deixar as tarefas nas mãos dos outros, e também por isso, acaba por estar sempre sobrecarregada. Principalmente se for um gestor ou líder (de qualquer esfera da vida).Talvez, esta seja a hora de aprender algo que pode otimizar sua organização do tempo e de quebra beneficiar toda a equipe: delegar tarefas.
Seja no ambiente acadêmico ou profissional, é praticamente impossível não se deparar com aquela pessoa que está sempre ocupada (até nas férias, se tiver). Líderes natos, gostam de estar sob controle de todas as situações. Típico de quem pensa “se quer fazer algo direito, faça você mesmo”. Isso é ótimo, é questão de personalidade, proatividade e perfil de liderança. Mas, líderes precisam delegar tarefas à outras pessoas. E como fazer isso sem perder o controle?
É certo que, cada um tem seus talentos e habilidades. Porém, muitas pessoas ainda não os descobriram ou precisam desenvolver estes pontos. Cabe também aos gestores o papel de analisar as potencialidades e delegar tarefas de acordo - e na medida - em que os processos evoluírem.
Na prática, funciona como os bons professores, que ao iniciar as aulas abrem o diálogo com os alunos e informam que, ao mesmo tempo em que ensinam podem também aprender com eles, pois, dependendo das experiências pessoais, alguém pode sempre acrescentar algo interessante, outro ponto de vista. Isso é delegar. Cada um tem a sua função – um aprende, um ensina. O que não significa que estes “estados” não devam ser flexíveis.
A importância de delegar
São muitas! Desafoga a agenda, incentiva a equipe, capta talentos e ai por diante.
Ter um profissional ou membro do grupo de confiança, faz toda a diferença em momentos chave. Além de que é necessário conhecer e reconhecer as habilidades de cada um. Funciona como um bom network: você sabe com quem pode contar.
Alguns passos importantes
1. Filtrar o nível de comprometimento de cada indivíduo.
Além de dar maior credibilidade e tranquilidade, ajuda a desenvolver os projetos. A partir das pequenas atividades, ou da diversificação delas.
2. O bom e velho cronograma.
Estipule prazos médios para a sua elaboração. Podendo assim, captar aos poucos os níveis de desenvolvimento e comprometimento com as metas.
3. O ideal é que haja um crescimento mútuo, na mesma direção, e não que seja necessário "empurrar com a barriga".
4. Padrão de qualidade, missão, visão e valores são importantíssimos.
Deve haver alinhamento. Todos os membros devem saber quais são os objetivos principais, qual é a sua participação e responsabilidade para o sucesso do projeto final.

A princípio, esse tema pode causar certo rebuliço. Delegar não significa que outras pessoas poderão “pegar o seu lugar” ou “deixar as coisas de lado”? Nem sempre. Precisamos compreender que o maior benefício será o seu desenvolvimento e tranquilidade. Até porque, com o tempo disponível, poderá dar mais atenção a outras coisas que realmente goste e desenvolver projetos com maior disponibilidade, além de criar um ambiente com melhor fluidez. Afinal, não da pra fazer tudo, o tempo todo.
Fonte de Pesquisa: Beatriz Rigorfi.

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