" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

28 de janeiro de 2013

Fatalidade ou Falta de Planejamento e Visão?


O sonho de ter um negócio na noite pode virar um pesadelo caso o empresário não tenha o conhecimento necessário do ramo em que pretende atuar. A falta de planejamento é um dos principais problemas enfrentados por alguns empreendedores.
Pesquisa divulgada pelo instituto de informações e mídia Nielsen revelou que os brasileiros priorizam gastos extras com entretenimento em vez de investir na poupança – 39% dos participantes preferem investir no lazer quando têm dinheiro sobrando. Não por acaso, cresce também o mercado de bares e casas noturnas, além de toda uma gama de serviços e profissionais relacionados, incluindo DJs, músicos e empresas de traslado, entre outros. Mas, para lucrar na noite, não basta apenas gostar de festa e ter disposição para ficar acordado até tarde. Sensível às imprevisíveis mudanças no comportamento do consumidor, o segmento exige planejamento rigoroso para sobreviver a longo prazo.
Ao mesmo tempo em que se assemelham a uma empresa qualquer do ponto de vista estratégico e financeiro, os empreendimentos do ramo possuem algumas diferenças significativas em relação a outros tipos de negócios, a começar pelos custos.
No entanto, creio que a gestão de riscos não deve ser somente focada principalmente nos riscos financeiros e patrimoniais das organizações, mas na minha opinião esse tipo de gestão deve, sem sombra de dúvidas, criar um segmento específico para tratar de assuntos referentes a segurança de seus clientes, lógico que esse foco deve ser mais intenso em alguns tipos de empreendimentos, como casas noturnas, por exemplo. Mas infelizmente ainda, a grande maioria das empresas e seus empreendedores acham que esse tipo de “preocupação” é papel somente das prefeituras com seus alvarás de licença e do Estado com as vistorias do corpo de bombeiros. Acho que não devo entrar no mérito de como em alguns casos, essas vistorias são realizadas e o que há por trás delas.
Portanto cabe lembrarmos mais uma vez o quanto importante é o PLANEJAMENTO organizacional e suas ramificações, e que um simples deslize pode causar, seja ele financeiro ou não.
PS: Meus sentimentos e desejo de conforto nos corações das famílias de Santa Maria/Rs.


Nenhum comentário: