" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

23 de maio de 2013

Como se preparar para ser Líder.



Liderança nos dias atuais é uma habilidade necessária
Em uma recente pesquisa desenvolvida com profissionais de Recursos Humanos constatou-se que uma das maiores necessidades das empresas é a identificação e desenvolvimento de líderes. Não surpreende. Como os resultados de uma organização – pública ou privada, com ou sem fins lucrativos – dependem do trabalho e desempenho das pessoas e equipes, o líder ocupa posição de destaque por ser o responsável em conduzir o grupo em direção aos objetivos da entidade.
Infelizmente, na quase totalidade dos casos, as pessoas não são ou não estão preparadas para o exercício desta importante função. Em verdade, somos treinados para sermos bons técnicos, gestores, administradores ou vendedores. Entretanto, quanto mais alto estivermos na organização, mais precisaremos desenvolver a capacidade de liderança, que difere em muito de um cargo técnico, operacional ou mesmo gerencial. Para agravar, os antigos modelos hierárquicos com base na relação comando e obediência já não servem mais. E, para enfrentar esta realidade, empresas e pessoas precisam investir na formação do líder. Um fato comum, por exemplo, é o melhor vendedor ser promovido a gerenciar a equipe de vendas. Entretanto, as competências de vender e liderar são diferentes e o novo gerente não recebe preparo adequado para exercer esta nova função, não consegue conduzir o grupo ao objetivo, fracassando na sua missão e, muitas vezes, a empresa perde um excelente vendedor, ganha péssimo gestor, que acaba perdendo o emprego. Ser líder não é ser chefe ou gerente.
Mas, o que é ser líder? Líder é a “pessoa cuja ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e o comportamento de outras” (dicionário Houaiss). Muito mais que comando ou ordem, o que caracteriza a liderança é a influencia (John Maxwell). “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter” (James C. Hunter).
A liderança, neste sentido, influência o comportamento de outras pessoas. Por isso, independe da posição que ocupa dentro da organização. O erro que muitas pessoas cometem é esperar a oportunidade para aprender as competências de um líder.
Liderança, portanto, tornou-se uma qualidade cada vez mais exigida dos profissionais que desejam crescer na organização. Comece hoje mesmo a aprender os comportamentos necessários para a posição de líder.
Eis algumas dicas:
1) Identifique quais os atributos necessários para exercer a função desejada. Utilize modelos de pessoas que já exerceram a função com sucesso.
2) Realize uma auto-avaliação para saber quais habilidades precisa desenvolver, valendo-se do feedback de pessoas próximas, como clientes, subordinados, colegas, ou de ferramentas usadas no Coaching.
3) Com o resultado da avaliação, crie uma lista de ações para atingir um novo padrão de comportamento. Pratique as novas habilidades e persista. Desenvolva um plano de ação.
Fonte de Pesquisa: Hamilton Mitsumune.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde! essa matéria realmente e a essência, que muitos empresários deveria ler e utilizar em sua empresa.
Quantas pessoas da produção que tem dom para chegar a liderança com grande com idéias inovadoras , mas uma pena que não pensam assim.
Parabéns pelo esse blog que nos ajudam a entender que ser empresa, ou melhor ser participante dessa empresa com amor e dedicação.Abraço
Grasiela Azevedo