Falta de conhecimento, maus hábitos e muito
estresse prejudicam o dia-a-dia do gestor e sua relação com as pessoas.
Muito do que é escrito hoje sobre a liderança foca
no que líderes de alto nível devem fazer, o que é certamente benéfico do ponto
de vista teórico e aspiracional. Mas o que realmente preocupa os líderes no
dia-a-dia são os seus próprios erros. Eles erram, mas não por serem pessoas
más, mas porque, frequentemente, se atrapalham devido à falta de conhecimento,
maus hábitos ou muito estresse.
Os erros mais comuns - e, não coincidentemente, os
mais danosos - acontecem por causa de interações pessoais equivocadas. Seguem
10 erros que líderes cometem com as pessoas que tenho observado e que,
certamente, você também:
1.Não dedicar tempo suficiente para criar laços com
as pessoas;
2. Ser indisponível e inacessível;
3.Não focar no desenvolvimento de talentos;
4.Não dar feedback sobre o desempenho;
5. Não considerar as emoções;
6. Administrar conflitos ineficazmente;
7. Não conduzir a mudança;
8. Não incentivar os outros a assumirem riscos;
9. Motivação mal-entendida;
10. Administrar atividades em vez de liderar as
pessoas.
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