" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

18 de junho de 2013

A importância do reconhecimento, do orgulho e da motivação.

Muitos jornais e revistas estão procurando abordar um assunto que mexe com a cabeça de qualquer empresa e funcionário: motivação. Em tempos de crise, ter motivação para recuperar uma empresa é fundamental. Se o funcionário estiver desmotivado certamente esta organização empresarial estará fadada a algum fracasso. São nesses momentos que as empresas tiram da gaveta aquele planejamento estratégico de comunicação interna que provavelmente foi feito ou deveria ter sido pensado caso surgisse uma situação como esta.
Não podemos esquecer que motivar o funcionário de uma empresa é um fator primordial. Tê-lo engajado nos negócios e fazer com que ele saiba exatamente tudo o que acontece dentro da organização é essencial, principalmente, utilizando a famosa comunicação transparente. Mais do que tudo isto, o profissional de comunicação aliado ao gestor da empresa tem o dever de pensar sempre na valorização do funcionário que trabalha todos os dias para que esta corporação seja reconhecida pelos seus clientes e pelo mercado.
Infelizmente este item é esquecido muitas vezes pelos gestores. Nunca, mas nunca a comunicação interna/gestor, deve esquecer de reconhecer o trabalho e esforço que o funcionário de uma empresa está fazendo. Tenha certeza que ao reconhecê-lo perante seus colegas ele ficará feliz e satisfeito, uma realização que não tem preço, dependendo do momento pode ser maior que um bônus ou um aumento de 10% de salário. Claro que aumento é importante, principalmente nos momentos de hoje, mas ser reconhecido e valorizado pela empresa mexe com o orgulho do funcionário e motiva é claro, para dar andamento naquele trabalho que deve ser realizado.
Esta é uma ação simples que provoca o brilho nos olhos dos funcionários e está essencialmente ligada ao orgulho de fazer parte de um negócio e de uma corporação.  É uma missão muito importante para os profissionais de comunicação interna. Uma tarefa que pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, anual etc. Não importa, o que vale realmente é o acontecimento e o que ela provoca.
Muitas vezes este reconhecimento e a provocação do orgulho pode vir por meio de campanhas internas ou ações isoladas. Basta criá-las, e se quer que o brilho seja maior do que o provocado pelos raios solares chame os amigos desse funcionário e faça o presidente da empresa ou um diretor entregar alguma coisa ou elogiá-lo na frente de todos. Nossa! O resultado será excepcional! Motivação, valorização e orgulho, tudo ao mesmo tempo em uma só situação.
com a valorização e a premiação de toda aquela equipe. Eles se esforçaram para que os negócios prosperassem e foram reconhecidos por isto. A visão que tinha do palco provava que estava no caminho certo. Eu motivava, reconhecia e provocava naqueles vendedores o orgulho de fazer parte daquela corporação.
Senhores gestores, aprendam que somente motivação não é o essencial em momento de crise. Os seus funcionários, a sua equipe, precisam ser reconhecidos, valorizados pelo esforço que estão fazendo nesse momento tão delicado. Tenha certeza, o resultado será compensador e poderá ser a chave do sucesso.
Fonte de Pesquisa: Janaína Machado.

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