Muitos
jornais e revistas estão procurando abordar um assunto que mexe com a cabeça de
qualquer empresa e funcionário: motivação. Em tempos de crise, ter motivação para
recuperar uma empresa é fundamental. Se o funcionário estiver desmotivado
certamente esta organização empresarial estará fadada a algum fracasso. São
nesses momentos que as empresas tiram da gaveta aquele planejamento estratégico
de comunicação interna que provavelmente foi feito ou deveria ter sido pensado
caso surgisse uma situação como esta.
Não
podemos esquecer que motivar o funcionário de uma empresa é um fator
primordial. Tê-lo engajado nos negócios e fazer com que ele saiba exatamente
tudo o que acontece dentro da organização é essencial, principalmente,
utilizando a famosa comunicação transparente. Mais do que tudo isto, o
profissional de comunicação aliado ao gestor da empresa tem o dever de pensar
sempre na valorização do funcionário que trabalha todos os dias para que esta
corporação seja reconhecida pelos seus clientes e pelo mercado.
Infelizmente
este item é esquecido muitas vezes pelos gestores. Nunca, mas nunca a
comunicação interna/gestor, deve esquecer de reconhecer o trabalho e esforço
que o funcionário de uma empresa está fazendo. Tenha certeza que ao
reconhecê-lo perante seus colegas ele ficará feliz e satisfeito, uma realização
que não tem preço, dependendo do momento pode ser maior que um bônus ou um
aumento de 10% de salário. Claro que aumento é importante, principalmente nos
momentos de hoje, mas ser reconhecido e valorizado pela empresa mexe com o
orgulho do funcionário e motiva é claro, para dar andamento naquele trabalho
que deve ser realizado.
Esta
é uma ação simples que provoca o brilho nos olhos dos funcionários e está
essencialmente ligada ao orgulho de fazer parte de um negócio e de uma
corporação. É uma missão muito
importante para os profissionais de comunicação interna. Uma tarefa que pode
ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, anual etc. Não importa, o que vale
realmente é o acontecimento e o que ela provoca.
Muitas
vezes este reconhecimento e a provocação do orgulho pode vir por meio de
campanhas internas ou ações isoladas. Basta criá-las, e se quer que o brilho seja
maior do que o provocado pelos raios solares chame os amigos desse funcionário
e faça o presidente da empresa ou um diretor entregar alguma coisa ou elogiá-lo
na frente de todos. Nossa! O resultado será excepcional! Motivação, valorização
e orgulho, tudo ao mesmo tempo em uma só situação.
com
a valorização e a premiação de toda aquela equipe. Eles se esforçaram para que
os negócios prosperassem e foram reconhecidos por isto. A visão que tinha do
palco provava que estava no caminho certo. Eu motivava, reconhecia e provocava
naqueles vendedores o orgulho de fazer parte daquela corporação.
Senhores
gestores, aprendam que somente motivação não é o essencial em momento de crise.
Os seus funcionários, a sua equipe, precisam ser reconhecidos, valorizados pelo
esforço que estão fazendo nesse momento tão delicado. Tenha certeza, o
resultado será compensador e poderá ser a chave do sucesso.
Fonte de Pesquisa: Janaína Machado.
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