" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

16 de julho de 2013

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional.

Aumento da produtividade, retenção de talentos e competitividade são assuntos cada vez mais abordados nos corredores e nas salas de reuniões das empresas. Diante disso, as organizações devem olhar para dentro e questionar: Estamos oferecendo o suporte adequado para que os colaboradores usem suas competências de forma inteligente e queiram permanecer na empresa?
No Brasil, a resposta positiva para essa questão ainda parece distante. Segundo pesquisa do Hay Group com dados de 600 mil respondentes, mais da metade dos trabalhadores - 51% dos entrevistados - dizem que não há pessoas suficientes em suas áreas para desempenhar o trabalho esperado. Atrelado a isso, o número de pessoas que deseja deixar sua organização em até 24 meses aumenta 2% a cada ano.
Por outro lado, as empresas que são percebidas como provedoras de suporte adequado, auxiliando os empregados a utilizarem suas competências de forma inteligente e com trabalhos desafiadores, fazem com que a intenção de deixar a organização seja três vezes menor.
Dentro desse desafio, é preciso pensar também na percepção dos funcionários quando o assunto é equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A forma com que a produtividade foi alcançada nas últimas décadas levou à retomada dessa discussão. A preocupação com a qualidade de vida no trabalho por parte dos colaboradores tem crescido globalmente e, no Brasil, 36% dos trabalhadores ainda não percebe equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Para reverter esse quadro e assim conquistar maior rentabilidade, as organizações precisam abrir espaços para discutir o tema e entender que esse equilíbrio exige gerenciamento de fatores físicos, tecnológicos, sociais e psicológicos que afetam a cultura e renovam positivamente o clima organizacional da empresa.
O ponto de partida é reconhecer a produtividade como um processo intrinsecamente humano que vai além de boa produção, eficácia industrial ou de um serviço prestado. Uma empresa que produz mais é aquela que respeita, engaja e desenvolve pessoas para que sejam produtivas em qualquer aspecto de suas vidas. Se as expectativas e as necessidades das pessoas mudam, é preciso entender que as técnicas e a maneira de gestão também devem mudar.
É importante ressaltar que opções como academias dentro do ambiente de trabalho, lanches e bebidas disponíveis a todo o momento, home office e horários flexíveis não serão suficientes para alcançar esse equilíbrio, dado que o tempo de trabalho é finito e as demandas não são suscetíveis a redução em um curto espaço de tempo. Ações consideradas mais simples, como o fato de ter recursos adequados ao trabalho, autonomia para exercer determinadas decisões e treinamentos coerentes com o desenvolvimento de novas competências são mais eficientes, porém, raras. Preparar gestores para discutir assuntos relativos ao desenvolvimento profissional, ouvir ideias e ajudar a colocá-las em prática são e serão desafios constantes.
Dessa forma, as organizações precisam capacitar seus líderes para:

→ Lidar com as constantes mudanças e conflitos de gerações;

→ Ouvir melhor as pessoas e tratá-las com respeito;

→ Saber engajar e levar a aspiração da empresa para as equipes;

→ Oferecer uma comunicação de qualidade, sendo claro e transparente em seus posicionamentos;

→ Saber que é ele o primeiro a buscar equilíbrio entre vida profissional e pessoal;
→ Fornecer orientação clara sobre as prioridades organizacionais que ajudem os colaboradores a se concentrar nas tarefas de maior valor;

→ Implementar políticas e práticas eficientes para que as tarefas sejam distribuídas de forma clara e justa;

→ Incentivar o trabalho em equipe;

→ Envolver as pessoas nos processos de inovação, decisão e soluções de problemas;

→ Apoiar as oportunidades de treinamento, desenvolvimento e capacitação para garantir que os profissionais de todos os níveis tenham habilidade e poder de decisão;

→ Fornecer recursos adequados para que o trabalho possa ser realizado de forma rápida e eficiente.

Mais do que nunca, os profissionais estão assumindo o que querem de sua carreira profissional determinando em que tipo de empresa ou que tipo de trabalho quer executar. As empresas precisam evoluir em ações que sustentem a imagem corporativa, como mapear e cultivar o engajamento em seus profissionais, gerenciando as expectativas das pessoas de maneira diferenciada.
Fonte de Pesquisa: Elton Moraes.

Nenhum comentário: