" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

30 de julho de 2013

Bom humor: Uma questão de diferencial nas organizações.

Toda empresa tem aquele colaborador que alegra o clima e que coloca as outras pessoas para cima, mesmo em momentos de adversidades e difíceis. Atualmente, este profissional é cada vez mais valorizado nas organizações atuais.
Está comprovado cientificamente que o bom humor pode trazer inúmeros benefícios para nossas relações de trabalho, sociais e familiares, pois, diminui a ansiedade, une a equipe, aumenta a produtividade e reduz os níveis de estresse. Além do mais, estimula a produção das substâncias responsáveis pela sensação de prazer, propiciando maior fluência de ideias e decisões mais criativas e nos dá mais disposição para encarar os desafios diários.
Na rotina diária das pessoas, parece difícil manter o bom humor, já que existe a necessidade de ter que enfrentar o trânsito, participar de reuniões desgastantes, ter que mostrar resultados positivos devido a grande concorrência e pressão do mercado, bem como outros fatores estressantes que tiram o bom humor das pessoas, tornando-se cada vez mais necessário, manter o autocontrole emocional e melhorar sua autoestima para obter bons resultados e aperfeiçoar seu desempenho profissional.
Rir é mesmo o melhor remédio, até para a produtividade. Muitas pesquisas atuais confirmam que o mau humor arrasta atrás de si um péssimo ambiente de trabalho, com consequências diretas no rendimento empresarial e no sucesso da organização.
O humor está sendo tratado como um assunto muito sério nas organizações empresariais das sociedades ditas modernas. Hoje, um ambiente de trabalho em que a pessoa pode permitir-se ser bem humorada (mas sem exageros), é fundamental para impulsionar a motivação e a produtividade.
O bom humor e a capacidade de se relacionar com outras pessoas são essenciais hoje para as empresas no momento da seleção. Estas características indicam que o profissional é maduro, seguro e confiante. Ele conseguirá motivar a equipe e não vai deixá-la desanimar em momentos de performance negativa ou de instabilidade.
O mau humor é contagiante, então cabe ao líder propiciar um ambiente agradável, mas não deixando de ser competitivo, visando favorecer o bom desenvolvimento dos membros da equipe.
Para o profissional que quer deixar sua marca na empresa, lembre-se: o diferencial está no estado de espírito e nos valores pessoais do profissional. Então aproveite estas características e destaque-se no mercado.
Fonte de Pesquisa: Simoni Casagrande Dal´Col.

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