" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

1 de julho de 2013

Como o cloud computing está derrubando os paradigmas construídos pela TI e o que ela pode oferecer ao RH.


Você já pensou em ter a sua estação de trabalho com todos os programas que utiliza no seu dia a dia em qualquer computador ou laptop? Ou, até, em um smartphone ou tablet? Esse é apenas um dos vários benefícios possíveis da computação em nuvem para o RH das empresas. Por mais que soe confuso, a ideia por trás do cloud computing é simples. Em vez de deixar as informações, documentos e softwares instalados no desktop do usuário (ou no servidor na área de TI), tudo isso fica na chamada nuvem tecnológica - servidores que são contratados pela utilização - e podem ser acessados de qualquer lugar, usando qualquer aparelho. Mas não estranhe se a sua empresa está longe dessa realidade.
No Brasil, a adoção das plataformas de computação em nuvem ainda está no início, já que é comum as empresas ainda temerem as mudanças e ficarem receosas com a segurança de seus dados. Ainda assim, a possibilidade de abandonar o atual ambiente complexo e extremamente pulverizado, em que cada desktop tem o seu próprio universo, com acessos diferenciados, softwares específicos e flexibilidade zero, promete mudar esse cenário em pouco tempo. Com a tecnologia disponível hoje em dia, já é possível usar a nuvem para criar uma plataforma para onde são transferidas todas as aplicações mais importantes de uma empresa. A partir dessa estrutura, os usuários podem se conectar de qualquer lugar nessa nuvem e não precisam estar necessariamente em suas máquinas. A ordem muda: quem manda não é mais o aparelho que precisa ser usado, mas como o usuário pode (e quer) chegar até determinada informação. "Vivemos na chamada era pós-PC, a era da mobilidade.
Hoje, o usuário não precisa acessar o seu micro, ele precisa acessar a informação. Atualmente, a principal demanda dos clientes é oferecer maior flexibilidade aos funcionários e garantir maior produtividade por meio da tecnologia - dois pontos oferecidos pela nuvem. Além disso, o armazenamento dos aplicativos e das informações numa nuvem reduz sensivelmente as dificuldades de gerenciamento por parte da área de TI e, consequentemente, aumenta a produtividade dos funcionários. Antigamente, o usuário abria um chamado e esperava alguém fisicamente vir solucionar o problema na sua máquina. Agora, o usuário vai passar a entrar em um portal de serviços como se fosse um cardápio e vai clicar no que precisa.
As áreas de TI e RH se relacionam sempre, já que RH percebe as necessidades dos usuários e passa o recado para TI. Em seguida, a TI discute com o RH quanto os funcionários terão se adaptar a uma determinada mudança. Qualquer mudança dentro da empresa deve vir acompanhada de um entendimento sobre o impacto para o funcionário.
Mais facilidade para os clientes, flexibilidade para a empresa e uma vida mais tranquila para a área de TI que, com apoio do RH, consegue ser mais proativa e não precisa mais atuar o tempo todo "apagando incêndios". Essa "nova TI" suportada pela computação em nuvem, terá um papel fundamental no momento atual de crescimento econômico no Brasil. Para isso, contudo, o país terá de conseguir ultrapassar uma série de desafios. O primeiro é cultural: nem sempre a flexibilidade e o acesso remoto aos dados da companhia são vistos com bons olhos. O desafio maior está na legislação trabalhista brasileira. Ela está focada especificamente no número de horas trabalhadas e não na produção. Isso tem potencial de causar entraves para uma adoção total na nuvem. Por mais que os desafios sejam grandes, muitas empresas já entenderam que caminhar em direção à computação em nuvem (e rumo a uma nova função da TI nas corporações) resulta em benefícios muito maiores do que os riscos.
Fonte de Pesquisa: Vinicius Cherobino

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