Provavelmente você conhece (ou é) uma daquelas
pessoas que não consegue deixar as tarefas nas mãos dos outros, e também por
isso, acaba por estar sempre sobrecarregada. Principalmente se for um gestor ou
líder (de qualquer esfera da vida).Talvez, esta seja a hora de aprender algo
que pode otimizar sua organização do tempo e de quebra beneficiar toda a
equipe: delegar tarefas.
Seja no ambiente acadêmico ou profissional, é
praticamente impossível não se deparar com aquela pessoa que está sempre
ocupada (até nas férias, se tiver). Líderes natos, gostam de estar sob controle
de todas as situações. Típico de quem pensa “se quer fazer algo direito, faça
você mesmo”. Isso é ótimo, é questão de personalidade, proatividade e perfil de
liderança. Mas, líderes precisam delegar tarefas à outras pessoas. E como fazer
isso sem perder o controle?
É certo que, cada um tem seus talentos e
habilidades. Porém, muitas pessoas ainda não os descobriram ou precisam
desenvolver estes pontos. Cabe também aos gestores o papel de analisar as
potencialidades e delegar tarefas de acordo - e na medida - em que os processos
evoluírem.
Na prática, funciona como os bons professores, que
ao iniciar as aulas abrem o diálogo com os alunos e informam que, ao mesmo
tempo em que ensinam podem também aprender com eles, pois, dependendo das
experiências pessoais, alguém pode sempre acrescentar algo interessante, outro
ponto de vista. Isso é delegar. Cada um tem a sua função – um aprende, um
ensina. O que não significa que estes “estados” não devam ser flexíveis.
A
importância de delegar
São muitas! Desafoga a agenda, incentiva a equipe,
capta talentos e ai por diante.
Ter um profissional ou membro do grupo de
confiança, faz toda a diferença em momentos chave. Além de que é necessário
conhecer e reconhecer as habilidades de cada um. Funciona como um bom network:
você sabe com quem pode contar.
Alguns
passos importantes
1. Filtrar o nível de comprometimento de cada
indivíduo.
Além de dar maior credibilidade e tranquilidade,
ajuda a desenvolver os projetos. A partir das pequenas atividades, ou da
diversificação delas.
2. O bom e velho cronograma.
Estipule prazos médios para a sua elaboração.
Podendo assim, captar aos poucos os níveis de desenvolvimento e comprometimento
com as metas.
3. O ideal é que haja um crescimento mútuo, na
mesma direção, e não que seja necessário "empurrar com a barriga".
4. Padrão de qualidade, missão, visão e valores são
importantíssimos.
Deve haver alinhamento. Todos os membros devem
saber quais são os objetivos principais, qual é a sua participação e
responsabilidade para o sucesso do projeto final.
A princípio, esse tema pode causar certo rebuliço.
Delegar não significa que outras pessoas poderão “pegar o seu lugar” ou “deixar
as coisas de lado”? Nem sempre. Precisamos compreender que o maior benefício
será o seu desenvolvimento e tranquilidade. Até porque, com o tempo disponível,
poderá dar mais atenção a outras coisas que realmente goste e desenvolver
projetos com maior disponibilidade, além de criar um ambiente com melhor
fluidez. Afinal, não da pra fazer tudo, o tempo todo.
Fonte de Pesquisa: Beatriz Rigorfi.
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