" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

15 de março de 2013

Motivação - Uma Atitude Pessoal? Sim!



Todos sabemos que a motivação é algo pessoal e despertado pela própria pessoa. Mas com certeza existem algumas atitudes que podemos tomar que incentivam e/ou despertam essa motivação pelo trabalho.
Vejam algumas dicas de como conquistar isso:
1 - Seja generoso na hora de elogiar:
O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento vai mais longe do que se imagina. Enalteça as contribuições que cada funcionário oferece e observe sua equipe se esforçar para receber ainda mais.
2 - Faça das suas ideias as ideias deles:
Em vez de distribuir ordens, que tal fazer com que os funcionários sintam como se eles estivessem dando ideias? Frases como: “Eu gostaria que você fizesse assim” se transformariam em “Você acha que é uma boa ideia se fizermos assim?”.
3 - Evite criticar ou corrigir:
Ninguém gosta de saber que está errado. Se você está procurando um desmotivador, eis aqui ele. Tente uma abordagem indireta para estimular as pessoas, e lembre-se que as pessoas precisam aprender com os próprios erros. Lembre-se que a correção tem que usar uma abordagem positiva e realizada de forma individual.
4 - Dê liderança aos colaboradores:
Destaque o funcionário que tiverem melhor desempenho e seus pontos fortes, faça dessa pessoa um exemplo para os outros. Levante a moral dela e lhe dê um pouco de liderança, que isso motivará os outros.
5 - Dê reconhecimento e pequenas recompensas:
Além de elogiar o trabalho, tente recompensar a equipe e crie pequenos desafios internos. Crie metas e as coloque em um quadro onde todos possam ver. Aos que se destacarem, ofereça algo que seja gratificante para ele (a).
6 - Divida o sucesso e os maus momentos:
Quando a companhia estiver indo bem, celebre. Isto fará com que o funcionário saiba que você é grato pelo esforço dele. Mas quando existirem desapontamentos, divida-os também. Sua equipe merece transparência e honestidade.
Fonte de Pesquisa: Alexandre Lopes.






Nenhum comentário: