" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

13 de agosto de 2013

Carreiras: de abacaxi a vacas. Qual é o seu produto?

Hoje eu resolvi trazer os conceitos da Matriz BCG para que possam ser aplicados no gerenciamento da sua carreira profissional.
Essa matriz é uma ferramenta que, apesar de ter sido criada na década de 1970, pode ser utilizada ainda hoje, pois seus conceitos não se referem a algo estagnado. Eles possuem a capacidade de serem dinâmicos. O seu criador foi Bruce Henderson, que atendeu solicitação do Boston Consulting Group que necessitava analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.
Sem entrar em muitos detalhes, já que este não é o meu objetivo neste momento, é importante citar que neste diagrama os produtos são classificados em quatro categorias:
Abacaxi: são aqueles que a participação de mercado está em queda e que consomem muitos recursos para serem mantidos.
Oportunidade: são aqueles que estão apresentando uma rápida expansão, mas que a participação de mercado está em queda, por fatores diversos, como por exemplo, pelo aumento de fornecedores.
Estrela: São aqueles onde está havendo uma rápida expansão, há uma alta participação de mercado, mas que exige altos investimentos para serem mantidos.
Vaca leiteira: são aqueles onde o crescimento de mercado é lento, mas gradual e que apresentam como característica marcante a alta rentabilidade.
Enquanto profissional, independentemente do ramo ou do público que atende, você tem um produto a oferecer: o seu trabalho, ou melhor, soluções. Só que você precisa lembrar que, via de regra, o mercado está cheio de outros “fornecedores de soluções” e que você precisa desenvolver estratégias específicas para se manter em um mercado tão competitivo.
E para que você possa desenvolver essas estratégias é importante conhecer o que está oferecendo, o que o mercado está exigindo, o que está faltando ou o que está sendo oferecido ainda de forma modesta.
Uma boa dica é fazer uma análise realista do que você está oferecendo. E quando eu falo realista é para que você evite ser “generoso” demais consigo mesmo; para que você evite ficar na defensiva; para que você assuma a responsabilidade da situação atual.
E então? As soluções que você está disponibilizando são abacaxi, oportunidade, estrela ou vaca leiteira?
Se você entende que o seu produto é um abacaxi, o ideal seria substitui-lo o quanto antes. Esqueça o passado, seja um empreendedor.
Se você o classifica como oportunidade, deve dar mais atenção, estudar e assim desenvolvê-lo.
A classificação é estrela? Ótimo, mas lembre-se que deve continuar investindo, pois a meta é ter produtos classificados como “vaca leiteira”.
Suas soluções são vaca leiteira? Parabéns! Você está sendo rentável para você mesmo e produtivo para o seu cliente. Mas fique atento, o mercado vive em constante mudança e você deve acompanhar esse dinamismo.
Saiba que todos os produtos, incluindo os seus, apresentam o ciclo de vida. Mesmo que em espaços de tempos diferentes, quase todos tem começo, meio e fim, mas que a duração de cada intervalo depende das intervenções que sejam realizadas.
Como foi visto, a aplicação destes conceitos do marketing na gestão da carreira é, de certa forma, simples. É necessário apenas que não entremos na roda viva ou no “automático”, que percebamos as alterações que ocorrem a todo momento.
Então, vaca leiteira ou estrela, você escolhe, mas evite viver apenas plantando e colhendo abacaxis. Você merece muito mais que isso.

Portanto, haja e seja feliz.
Fonte de Pesquisa: Odilon Medeiros.

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