Hoje
eu resolvi trazer os conceitos da Matriz BCG para que possam ser aplicados no
gerenciamento da sua carreira profissional.
Essa
matriz é uma ferramenta que, apesar de ter sido criada na década de 1970, pode
ser utilizada ainda hoje, pois seus conceitos não se referem a algo estagnado.
Eles possuem a capacidade de serem dinâmicos. O seu criador foi Bruce
Henderson, que atendeu solicitação do Boston Consulting Group que necessitava
analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma
empresa.
Sem
entrar em muitos detalhes, já que este não é o meu objetivo neste momento, é
importante citar que neste diagrama os produtos são classificados em quatro
categorias:
Abacaxi:
são aqueles que a participação de mercado está em queda e que consomem muitos
recursos para serem mantidos.
Oportunidade:
são aqueles que estão apresentando uma rápida expansão, mas que a participação
de mercado está em queda, por fatores diversos, como por exemplo, pelo aumento
de fornecedores.
Estrela:
São aqueles onde está havendo uma rápida expansão, há uma alta participação de
mercado, mas que exige altos investimentos para serem mantidos.
Vaca
leiteira: são aqueles onde o crescimento de mercado é lento, mas gradual e que
apresentam como característica marcante a alta rentabilidade.
Enquanto
profissional, independentemente do ramo ou do público que atende, você tem um
produto a oferecer: o seu trabalho, ou melhor, soluções. Só que você precisa
lembrar que, via de regra, o mercado está cheio de outros “fornecedores de
soluções” e que você precisa desenvolver estratégias específicas para se manter
em um mercado tão competitivo.
E
para que você possa desenvolver essas estratégias é importante conhecer o que
está oferecendo, o que o mercado está exigindo, o que está faltando ou o que
está sendo oferecido ainda de forma modesta.
Uma
boa dica é fazer uma análise realista do que você está oferecendo. E quando eu
falo realista é para que você evite ser “generoso” demais consigo mesmo; para
que você evite ficar na defensiva; para que você assuma a responsabilidade da
situação atual.
E
então? As soluções que você está disponibilizando são abacaxi, oportunidade,
estrela ou vaca leiteira?
Se
você entende que o seu produto é um abacaxi, o ideal seria substitui-lo o
quanto antes. Esqueça o passado, seja um empreendedor.
Se
você o classifica como oportunidade, deve dar mais atenção, estudar e assim
desenvolvê-lo.
A
classificação é estrela? Ótimo, mas lembre-se que deve continuar investindo,
pois a meta é ter produtos classificados como “vaca leiteira”.
Suas
soluções são vaca leiteira? Parabéns! Você está sendo rentável para você mesmo
e produtivo para o seu cliente. Mas fique atento, o mercado vive em constante
mudança e você deve acompanhar esse dinamismo.
Saiba
que todos os produtos, incluindo os seus, apresentam o ciclo de vida. Mesmo que
em espaços de tempos diferentes, quase todos tem começo, meio e fim, mas que a
duração de cada intervalo depende das intervenções que sejam realizadas.
Como
foi visto, a aplicação destes conceitos do marketing na gestão da carreira é,
de certa forma, simples. É necessário apenas que não entremos na roda viva ou
no “automático”, que percebamos as alterações que ocorrem a todo momento.
Então,
vaca leiteira ou estrela, você escolhe, mas evite viver apenas plantando e
colhendo abacaxis. Você merece muito mais que isso.
Portanto,
haja e seja feliz.
Fonte de Pesquisa: Odilon
Medeiros.
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