Com
as áreas das empresas cada vez mais integradas, ter a habilidade de trabalhar
em equipe é pré-requisito para se dar bem na carreira. Aliar os conhecimentos
do seu departamento com as necessidades de outros exige uma habilidade de
conciliar pontos de vista que só quem sabe trabalhar em equipe consegue fazer.
E quem não consegue lidar com essa realidade, pode não se dar bem.
As
habilidades comportamentais é o que mais difere os profissionais que
tecnicamente são muito parecidos. Saber compartilhar, trocar informações, criar
interfaces e alianças faz com que os objetivos sejam alcançados com maior
facilidade.
A
lógica é que o profissional que não trabalha bem em equipe, não consegue se
expor e impede o próprio desenvolvimento profissional. Embora não pareça, o
problema é grave. Mas pode ser resolvido. O profissional deve fazer uma
autoavaliação para tentar perceber como ele trabalha em equipe, como ele se
sente quando é colocado nessa situação.
Não
são raros os casos em que os profissionais pensam que sabem lidar com trabalhos
em grupo e só descobrem o contrário quando a dificuldade se torna um problema.
E
como saber se é o profissional sabe lidar ou não com trabalhos em grupo? Para
os especialistas consultados, existem casos em que apenas terceiros conseguem
identificar o problema. Mas é possível que o próprio profissional consiga
identificar a questão, basta ficar atento aos sinais.
Se
no decorrer do trabalho ocorrerem conflitos, avalie se eles não foram gerados
por você. Perceba se você ouve com facilidade as ideias dos outros integrantes
da equipe e se aceita com facilidade as críticas dos demais.
Profissionais
com dificuldades de trabalhar em equipe costumam ser mais individualistas e são
mais inseguros que o normal. São pessoas mais centralizadoras e perfeccionistas,
que não confiam nos colegas de trabalho.
Quem
sabe trabalhar em equipe tem mais facilidade de lidar com pessoas, desenvolve
de modo mais efetivo a criatividade, pela facilidade de trocar ideias com
outras pessoas. Para tentar ser mais participativo e sanar a dificuldade de
trabalhar em equipe, os profissionais precisam passar pela autoavaliação.
A
partir daí, o comportamento só vai mudar se o profissional quiser. Vai ter de
partir dele querer participar mais, interagir mais. O profissional precisa
perder o medo de opinar, tentar ouvir os colegas e enxergar o lado positivo de
possíveis críticas.
Um comentário:
O DIFÍCIL È A PESSOA TER HUMILDADE DE FAZER UMA AUTOAVALIAÇÃO, PARA MUDAR SUAS ATITUDES.
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