Seguem algumas dicas que aconselho à vocês não seguirem:
1º) No recrutamento e na seleção prometa aquilo que
sua empresa não pretende cumprir, ou não pode oferecer. Muitas empresas em seus
processos de recrutamento e seleção enchem o possível novo colaborador de
promessas, mais ou menos como candidato em época de eleição, e aí com o passar
do tempo ele percebe a cilada que se meteu.
2º) Na contratação aproveite a necessidade do
colaborador de conseguir um emprego e abaixe o máximo possível seu salário. É
comum o responsável pela vaga depois de todas as promessas feitas na seleção,
de oportunidades e benefícios, jogar um valor inicial bem baixo como proposta
de salário. "Agora é isso que podemos pagar, mas em breve conversamos
novamente.". E esse breve durará meses ou até anos.
3º) No dia-a-dia falhe bastante na comunicação
interna. Infelizmente na maioria das empresas a famosa rádio-corredor, ou
rádio-peão é o maior canal de comunicação, isso acontece por direcionamentos
confusos, gestões com relações ruins, falta de organização de processos,
planejamento estratégico e alinhamento ruim da equipe com a missão e a visão
organizacional, mas principalmente por algum despreparo ou falta de confiança
nos liderados.
4º) Não tenha processos e fluxos de trabalho bem
definidos. Não importando o tamanho da empresa os processos e fluxos das
atividades são as orientações fundamentais para o colaborador, desenvolver
fluxogramas dos processos, organograma, descrição de cargos, avaliações de
desempenho entre outros, e estar em constante revisão desses, é fundamental
para dizer o que sua empresa quer, e como deve ser feito.
5º) Não dê importância às relações pessoais no
trabalho. Ainda hoje algumas empresas acreditam que: "Não precisa gostar
do colega de trabalho". Pois bem eu digo, precisa sim. A esmagadora
maioria dos problemas no trabalho é originada num relacionamento ruim entre
alguns membros, criando dentro da empresa lados e panelas, que se digladiam com
ofensas verbais, piadinhas, apelidos gerando todo tipo de confusão até casos
bem mais graves.
Bom são muitos os erros que uma empresa pode
cometer, não promover ações de endomarketing, não fazer benchmarking com os
seus concorrentes, adicione um pouquinho de cada um desses fatores, misture bem
e está aí a receita para ter uma empresa repleta de bons funcionários
"estragados".
Fonte de Pesquisa: Leonardo Amorim
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