Imagine
que você é prestador de serviços. Foi contratado por um cliente para prestar um
serviço e na hora do pagamento começam as queixas: “Isso não foi o combinado”,
“Pensei que você fosse fazer isto também”, “Mas o que acordamos era diferente”.
Isso poderia acontecer com qualquer um.
Essa
classe de profissionais possui uma peculiaridade em relação aos profissionais
dos demais setores: prestadores de serviço dependem dos contratos para poder
proteger seus negócios. Ao contrário do comércio que encerra a relação de
compra e venda no próprio ato, a prestação de serviço costuma ter maior
envolvimento entre as partes e num maior período de tempo. A esmagadora maioria
dos prestadores de serviço fazem seus contratos verbalmente, o famoso contrato
"boca a boca". A parte ruim disso é que muitas informações essenciais
acabam ficando ocultas e não vem à tona durante a negociação.
Para
que o prestador de serviços possa se proteger segue alguns dos elementos
essenciais que devem constar em qualquer contrato de prestação de serviços
(podem parecer desnecessários, contudo, estão ausentes na maioria das ações de
cobrança):
- Objeto: O serviço que será realizado deve estar explicado em seus detalhes;
- Preço do Serviço: Quanto custa? Quem paga o que? Quando paga e para quem paga? Etc.
- Prazo para Execução:É preciso que as partes saibam em quanto tempo o serviço será realizado e eventuais possibilidades de aumento ou diminuição de prazo.
- Obrigações das partes: Quem fica responsável por cada coisa? Quem fornece o material? Quem realiza a entrega? Etc.
- Formas de Extinção do Contrato: Se alguma das partes quiser desistir, o que acontece? Quando o contrato se encerra?
Observando
esses elementos os contratos estarão aptos a proteger o direito de prestar o
serviço somente dentro das condições acordadas e, consequentemente, de receber
pelo serviço prestado (seja amigável ou judicialmente).
Um
contrato bem elaborado e bem formalizado permite ao prestador de serviços um
nível maior de segurança, bem como dá conta de deixar claro às partes qual o
papel de cada um no negócio.
Fonte de Pesquisa: Filipe
Wibelinger.
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