Saber
como se preparar para a crise é o primeiro passo não só para garantir a
sobrevivência do seu negócio, como também largar com toda força depois da
crise.
Não
adianta de nada entrar em desespero em razão dos sinais de desaquecimento da
economia e queda nas vendas. Isso não vai resolver o problema.
A
única saída para o empreendedor é buscar proteção para os tempos conturbados
que iremos enfrentar no ano que vem e buscar opções de como se preparar para a
crise.
O
primeiro passo para se preparar para a crise econômica é ser realista e assumir
que as vendas sofreram uma sensível redução, principalmente em segmentos que
comercializam produtos e serviços não essenciais.
Essa
é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e
não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico. Por isso, adeque suas
projeções de vendas de forma a enquadrá-la à realidade do momento econômico.
Os
tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos* e serviços sem um
critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios,
mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem
um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.
Se
você quer saber como se preparar para a crise , uma das dicas mais valiosas é
fazer uma revisão imediata do seu mix de produtos e eliminar aqueles que não
estão trazendo giro de estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente
assim.
Não
caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas
estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda
para atrair clientes para o seu negócio!
Se
você ainda não tem uma estratégia de marketing digital, pense seriamente em
investir neste segmento, pois além de ser mais barato (mas não gratuito) que o
marketing convencional, pode ter seus resultados mensurados nos mínimos
detalhes.
Uma
das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica como é o incentivo à
criatividade. Se você ficar sentado chorando suas pitangas e não fazendo
absolutamente nada, ai sim a coisa vai ficar bem feia.
Coloque
sua criatividade e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões
e não crie qualquer tipo de barreira a mudanças. Em momentos de crise é que
avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar
entregando ao mercado que ainda não foi agregado ao nosso produto ou serviço.
Não
ser pego de surpresa sempre foi um grande trunfo no mundo dos negócios. Por
isso, saber como se preparar para a crise, pode ser decisivo para a
sobrevivência do seu negócio nos tempos difíceis.
*
Mix de Produtos: Combinação de tipos individuais de produtos que formam a categoria
total.
Fonte de Pesquisa: Alberto Valle.
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