Em
todas as organizações encontramos os bons gerentes, que são os que formam
equipes e são capazes de gerar altos resultados por meio da motivação das
pessoas sob seu comando, mas também existem os “maus chefes ou gerentes”,
aqueles que pela sua atitude e comportamento desagregam equipes, geram redução
de produtividade, diminuição do engajamento e consequentemente fazem os
resultados despencar.
As
atitudes de maus gestores podem ter um preço de pedágio significativo. Um mau
chefe pode causar estresse ao empregado, moral baixo, raiva e problemas de
saúde em longo prazo. E todos, por sua vez, podem custar à empresa seja em
faltas constantes, aumento da rotatividade e baixa produtividade.
Apesar
da queda de desempenho costumeiramente representar um indicativo de mau gestor,
existem casos em que o desempenho pode até se manter, mas a duras custas. O
desagregamento causado por gerentes ruins custam grandes perdas.
Até
mesmo as oscilações de economia e recentes crises econômicas apresentam
interferência nesse cenário. Atualmente, a média de gerentes com 7 subordinados
diretos aumentou, enquanto antes do período de crise esta relação era de 1 para
5. Isto acarreta ter pelo menos 5% menos tempo para acompanhar seus
subordinados.
Vamos
a um resumo dos 5 “maus gerentes ou chefes” encontrados nas organizações? Em
alguns casos, quando não há solução, o mais indicado é a retirada da função
gerencial ou, em casos mais drásticos, a substituição definitiva.
Tipo1
– Gerente “pitbull”
Este
tipo tem por característica utilizar a intimidação e humilhações públicas para
manter sua equipe sob sua guarda e pressão. Eles abusam de sua autoridade,
muitas vezes expressam em ambiente aberto claramente mal desempenho ou atitudes
que não gostam de uma ou mais pessoas, o que faz com que a equipe se sinta
muito mal e com receio de aproximação.
Nestes
casos muitas vezes o feedback, avaliações 360 graus e sessões de coaching
ajudam o gerente para que possa mudar seu comportamento, e isso dura no mínimo
6 meses. Mas para outros casos não há solução a não ser a substituição.
Tipo
2 – Gerente detalhista focado no micro
É
a pessoa focada nos detalhes, que quer que as coisas sejam feitas exatamente do
jeito que ele faria, independentemente do quão talentosa e criativa é sua equipe.
Em muitos casos isso pode ser desmoralizante e gerar muita frustração. As
pessoas são diferentes e dificilmente farão as coisas exatamente da mesma forma
que o outro faria.
Gerentes
são responsáveis por desenvolver seus subordinados. Gerentes e executivos que
continuamente se envolvem e interferem nos deveres do dia a dia de seus
funcionários estão, inconscientemente, ou de alguma outra forma tentando provar
para seus subordinados e para os outros que "tem que ser assim " e
que o “micromanager” é tão bom ou melhor do que suas equipes.
Tipo
3 – Viciado no trabalho
Gerentes
viciados em trabalho são aqueles que comumente enviam e-mail às 3 horas da
madrugada a seus subordinados e “esperam” uma resposta imediata.
O
workaholic frequentemente distribui as atividades do dia de última hora e
esperar que o seu pessoal largue tudo e fique até mais tarde para completá-los.
Quanto
mais eles tentam fazer as coisas de forma não planejada e com alta pressão e
estresse, menos eficaz vai ser, a longo prazo, porque eles vão estar “queimados
“ e a equipe se tornar desengajada.
Gerentes
podem muitas vezes estar muito focados somente nos resultados do próximo
trimestre e não prestar atenção nas necessidades de sua equipe no momento.
Tipo
4- Gerente números
Em
oposição ao micromanager, os “chefe números” fecham suas portas e salas,
debruçam-se nos relatórios numéricos, analíticos e financeiros enquanto seu
time muitas vezes fica à deriva e caminha sem sentido ou em outras direções.
Este
gerente pode ter uma destacada posição e pode tentar ser um bom chefe, mas não
tem as habilidades de gerir pessoas para motivar e liderar a equipe.
Muitas
vezes, este chefe abandonou o cargo ou foi desligado por causa de sua
incapacidade de se conectar com os subordinados.
Esses
gestores muitas vezes podem ser introvertidos ou inseguros em suas habilidades
de liderança e, por isso, eles se concentram nos números, pois é o que o faz se
sentir confortável.
Tipo
5 – Gerente de divisão
"Dividir
e conquistar" descreve o seu estilo. Este estilo de gerente promove dentro
do seu time, muitas vezes ao sair para almoçar ou tomar um café, uma escolha
diferenciada preferindo os mais velhos amigos ou seus “companheiros”, e
excluindo os outros. O mesmo faz em casos de promoções, gerando privilégios a
alguns, não pelo desempenho mas sim pelo relacionamento.
Infelizmente,
mesmo sendo algo bastante retrógrado, este estilo de chefe aparece como muito
comum na pesquisa realizada. Esta é a maior queixa registrada nas pesquisas nas
quais os chefes “protegem” seus favoritos em detrimento de performance ou
resultados gerados. Vale a velha amizade, o quanto confia e “leva e traz“ de
informações. Isso gera um time dividido, de baixa performance e com muitos
problemas de gestão. Ajudando gerentes a se auto ajudarem.
Fonte de Pesquisa: Josué Bressane Júnior.
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