Para
começar e manter um trabalho você normalmente precisa de um repertório de
habilidades técnicas. Dentistas precisam saber como preencher cavidades.
Advogados precisam conhecer legislações, médicos precisam saber manusear
bisturi, secretárias precisam digitar mais de 100 palavras por minuto.
Porém,
além das habilidades técnicas, com qual dentista você fechará um tratamento?
Com aquele que é agradável e leva tempo para responder às suas perguntas ou
aquele que te trata como um número em uma longa linha de bocas numeradas?
Qual
secretária você vai manter? Aquela cuja atitude é positiva e otimista, e que
está sempre disposta a ajudar; ou aquela que é inflexível e tem dificuldade em
admitir erros?
Da
mesma forma com outros profissionais. A pessoa que tem uma grande ética de
trabalho e incentiva seus colegas é o único que irá, muito provavelmente, se
destacar em sua posição e organização.
Nestas
situações, e todas as outras como estas, são as habilidades sociais que
importam.
Enquanto
suas habilidades técnicas podem colocar o seu pé na porta, suas habilidades
sociais abrirão mais portas a diante. Sua ética de trabalho, a sua atitude,
suas habilidades de comunicação, a sua inteligência emocional e uma série de
outros atributos pessoais são as soft skills(*), que são cruciais para o
sucesso na carreira.
São
com esses soft skills que você se destacará como um líder. Resolução de
problemas, delegação, motivação, e formação de equipe se tornam muito mais
fáceis se você tiver boas habilidades sociais. Saber como lidar bem com as
pessoas e exibir atitude positiva são cruciais para o sucesso.
O
problema é que a importância dessas habilidades sociais é muitas vezes
subestimada, e há muito menos treinamentos de habilidades sociais fornecidos do
que habilidades técnicas. Por alguma razão, as organizações parecem esperar que
as pessoas saibam como se comportar no trabalho. Eles tendem a assumir que todo
mundo conhece e compreende a importância de estar na hora certa, tomar a
iniciativa, ser amigável, e produzir trabalho de alta qualidade.
A
deficiência em habilidades sociais tem forte ligação com muitas frustrações. É
por isso que é tão importante se concentrar tanto no treinamento de habilidades
sociais e desenvolvimento, quanto como você faz em habilidades técnicas
tradicionais.
(*) No meio profissional, fala-se cada
vez mais das soft skills que são algumas atitudes comportamentais inatas ou
aperfeiçoadas por cada pessoa.
Quando
sua força de trabalho tem muitas habilidades técnicas, mas é ausente em
habilidades sociais, você tem um déficit de competências sociais. As
competências transversais são o que acompanham as habilidades técnicas e ajudam
sua organização a usar seu conhecimento técnico para todo o proveito.
Se
você for realmente bom em conseguir clientes, e não tão bom em mantê-los, as chances
são que você tem um déficit de competências sociais. Se você tem muita
rotatividade de pessoal e tem que manter a reciclagem de pessoas, as chances
são que você tem um déficit de competências sociais. Quando você tem um monte
de gerentes, mas não verdadeiros líderes, isso é um déficit de competências
sociais.
Na
verdade, sempre que você é incapaz de aproveitar a riqueza de conhecimento,
experiência e proficiência dentro de sua equipe, então você deve fazer uma
avaliação no nível de habilidades de comunicação e interpessoais que estão
presentes em sua organização.
O
trabalho evoluiu e a dinâmica interpessoal não pode ser ignorada. Os atos de
ouvir, apresentar ideias, resolução de conflitos, fomentar um ambiente de
trabalho aberto e honesto, tudo se resume em saber como construir e manter
relacionamentos com as pessoas. São essas relações que permitem que as pessoas
participem plenamente em projetos da equipe, mostrem apreço pelos outros, e
obtenham apoio para seus projetos.
É
importante para você reconhecer o papel vital que as competências sociais jogam
dentro de sua equipe e não apenas trabalhar em desenvolvê-las dentro de si
mesmo, mas incentivar o seu desenvolvimento em toda a organização.
Fonte de Pesquisa: Mateusz Grzesiak.
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