Muitos
de nós passamos por aquele momento em que percebemos que um grande erro foi
cometido. Pode ter sido um erro de digitação que derrubou todo um relatório, ou
então você esqueceu de anotar o horário de uma importante reunião. Os detalhes
são diferentes para todos, mas em algum ponto, cada um de nós sentiu a chegada
de uma tsunami de medo e pânico.
Erros
e pressão são inevitáveis; o segredo para vencer ambos é permanecer calmo.
A
maioria de nós tentamos ficar calmos da maneira errada. Pessoas que abraçam o
desafio de uma crise - ultrapassar a dificuldade as anima - se saem muito
melhor do que aquelas que se forçam a permanecerem calmas.
As
pessoas têm um enorme impulso de que tentar ficar calmo é a melhor maneira de
lidar com ansiedade, mas isso pode ser não só difícil, mas insatisfatório. Quando
as pessoas se sentem ansiosas e tentam se acalmar, elas estão pensando no que
poderia dar errado. Quando elas ficam animadas, elas estão pensando nas coisas
que podem dar certo.
Permanecer
composto, focado e efetivo sob pressão é algo mental. Aqueles que dominam uma
crise são capazes de canalizar suas emoções para o comportamento que desejam.
Em outras palavras, elas transformam ansiedade em energia.
E
isso não acontece se você não se apegar à lógica. Sim, cometer um erro é
constrangedor. Seu chefe pode gritar com você (pode? Bem isso é outra questão.)
e o erro pode até entrar no próximo relatório sobre você, mas, provavelmente,
não vai te fazer ser demitido, perder sua casa, morar no seu carro ou qualquer
outra catástrofe que possa pensar para alimentar a ansiedade e te afastar do
foco real.
Se
você tem dificuldade em colocar as coisas em perspectiva, apenas pergunte-se as
seguintes questões: qual a pior coisa que pode acontecer como resultado disso?
Isso vai importar em cinco anos? Suas respostas devem te levar a um pensamento
cataclísmico. Você provavelmente perceberá que o pânico é motivado por
antecipação de passar vergonha em público mais que qualquer outra coisa. E
assim que superar isso, é possível construir confiança recolhendo os cacos da
bagunça e realmente tentando fazer as coisas melhores.
Para
colocar as coisas em perspectiva, pense nas situações que foram piores que a
que você se encontra agora. É bem provável que existam pessoas na sua empresa
cometeram erros graves e ainda estão lá, bem. Esses erros lendários geralmente
têm pouco efeito em longo prazo em bons empregados. Lembre-se sempre: "Tem
mais para mim do que essa situação. Um erro não vai me definir".
Depois,
você precisa reconhecer que as pessoas são menos focadas em você do que
imagina. É fácil pensar que se é o centro do turbilhão. Você está envergonhado
e preocupado com seu emprego. Quanto mais você se sente julgado por outros,
mais intensa se torna sua ansiedade. Mas seu gestor, e todos seus colegas, vão
passar bem menos tempo se preocupando com você do que tentando melhorar uma
situação difícil, que é o que você deveria estar tentando fazer! É necessário
perceber que eles não terão muito tempo para pensar nisso até depois de a
poeira ter baixado, e até lá, você terá feito parte da solução.
Agora
é a hora de expandir a lógica. Nada ajuda a manter o foco durante uma crise do
que o pensamento lógico. Assim que você se preveniu do pânico, é hora de
perguntar a si mesmo as questões importantes: o que realmente aconteceu? Quais
as possíveis repercussões? Ainda existe tempo de evitar essas repercussões? Se
sim, como? Quem precisa estar envolvido? Se for tarde demais para evitá-las, o
que pode ser feito para diminuir o dano? Mas não deixe sua mente ficar pensando
em autoacusações ridículas.
Finalmente,
aja. Depois de descobrir os fatos e quebrar a cabeça, é hora de tomar as rédeas
da situação. Trabalhar duro para tentar limpar a sujeira só vai dar mais força
ao seu sentimento de pavor; depositar sua energia em tentar fazer as coisas
melhores não só vai te dar mais forças, como também vai te ajudar a se distrair
de qualquer sensação de ansiedade. Lembre-se, estar animado pelos desafios de
voltar das cinzas irá melhorar sua performance drasticamente.
Para
manter as coisas funcionando, não seja tão duro com você. Ninguém é perfeito.
Até as pessoas mais bem sucedidas cometem grandes erros. A Dilma está ai, se
deleitando em suas “emes” . A primeira empresa de Henry Ford faliu em 18 meses,
Oprah Winfrey teve que ouvir que não servia para televisão e Walt Disney foi
demitido da Kansas City Star por falta de criatividade. Se por para baixo pode
ser tentador, mas não leva a lugar algum e com certeza não te fará mais calmo.
No lugar disso, mantenha sua energia focada no futuro e nas coisas que você
quer mudar.
Fonte de Pesquisa: Travis
Bradberry
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