Tradicionalmente,
o final do ano é um momento de balanço, com as pessoas observando as metas
atingidas e elaborando novos planos para os próximos 12 meses. Embalados pelas
reflexões usuais dessa época, profissionais se questionam sobre o curso de suas
carreiras.
Mas
por onde começar o balanço profissional? A carreira deve ser revista o tempo
todo, mas, no final do ano, inspirados pela possível renovação que o novo ano
trará, os profissionais devem dar mais atenção ao tema.
A
orientação para esse momento é ser o mais prático possível, ou seja, coloque em
um papel quais foram os pontos altos do ano, começando com a seguinte pergunta:
quais as realizações o satisfizeram? Lembre-se ainda de confrontar o
profissional com o pessoal, no sentido de identificar se as realizações
profissionais não ofuscaram o lado pessoal e, se isso aconteceu, descubra o
quanto isso impacta na sua vida.
Para
refletir sobre a carreira, é preciso sempre pesar o lado pessoal, ou seja, a
relação com a família, a saúde, o físico, o psicológico e o emocional. As
pessoas pensam apenas em promoções e no lado financeiro. Mas, para fazer uma
análise real, é preciso fazer o contraponto com muita honestidade.
É
necessário criar uma espécie de pontuação para cada item. Se ganhou uma
promoção no ano, mas, por outro lado, perdeu a festa do Dia das Mães ou Dos
Pais da escola do seu filho, qual foi o saldo das conquistas e das perdas? O
quanto vale cada um desses ganhos e o quanto vale cada uma dessas perdas?
Observar
a saúde também ajuda nesse processo. O corpo dá sinais rápidos e claros de que
algo não anda bem. Apesar das pessoas acharem que não há nada de errado no
trabalho, por exemplo, enxaquecas constantes e insônia são formas do corpo
anunciar que "não dá mais”!
Plano
da virada.
A
reflexão vai ser importante, sobretudo, para tomar uma decisão e,
posteriormente, elaborar o plano da virada. Refletir é o primeiro passo para
começar a atitude. Depois de colocar no papel os pontos altos e os baixos do
ano, considerando todas as esferas da vida, observe em que momento da sua
carreira você está.
Reflita,
portanto, se está no desenvolvimento máximo e se realmente existe satisfação
nas atividades realizadas no trabalho. Ao descobrir em que estágio da vida
profissional está, elabore uma lista do que é preciso para avançar mais. É
possível descobrir aí a necessidade de um MBA, de um curso de línguas ou mesmo
de um intercâmbio. Observe suas habilidades e competências, onde há falhas e
comece o plano de ação.
o
final do ano também é o momento de começar a se preparar e agir sobre as
decisões tomadas. Embora estejamos no final do ano, momento de festas e de
reduzir o ritmo, se foi detectada a necessidade de cursar uma graduação ou uma
pós-graduação para conquistar uma posição melhor, já vá pesquisando os cursos
que o mercado oferece, levantando o nome das instituições que tem interesse e
se organizando para poder começar o ano já focado em suas metas e objetivos.
Além
disso, se a reflexão dessa época o fez constatar que não há mais interesse em
permanecer no emprego atual, a orientação é começar, agora, a definir que tipo
de empresa deseja trabalhar e sair em busca dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário