" A transformação de vidas através da Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano."

28 de abril de 2014

5 sinais de que seu colaborador está sofrendo de burnout.

Com a aproximação do período de implementação dos processos de avaliação de competências e desempenho, é muito comum o Gestor de Pessoas focar seus esforços em avaliar as competências a serem desenvolvidas e as metas a serem atingidas, esquecendo-se de que os funcionários de sua empresa, por serem humanos, às vezes, ficam esgotados com a carga de trabalho ou o stress do dia-a-dia e, por isso, acabam não se comportando ou desempenhando tão bem como o esperado e isso pode influenciar negativamente sua avaliação geral... desnecessariamente.
Seguem abaixo alguns indícios de que seu colaborador pode estar esgotado, sofrendo do tão temido burnout. Não perca seus talentos por esta causa! Fique de olho nestas mudanças bruscas de comportamento e aja rapidamente!  Perder um funcionário precioso por burnout sai muito caro para a empresa!
    1. Ele se torna cínico, irritado e mal-humorado, de uma hora para outra.
Se você tem um colaborador que é geralmente feliz e sorridente e, de uma hora para outra começa a se comportar de forma diferente, sempre carrancudo e mal-humorado pode ser um sinal de que está frustrado, cansado e/ou se sentindo sobrecarregado. A melhor coisa a fazer é conversar com este funcionário e tentar compreender as causas desta súbita mudança de comportamento, ao invés de se apressar em julgá-lo.
    2.Começa a discutir por qualquer coisa, ou simplesmente, desiste de “brigar" por suas ideias. Conflito e apatia, ambos são perigosos!
Talvez você tenha um empregado pacífico que não gosta de conflitos , que de repente, começa a ficar na defensiva ou enviar e-mails ofensivos. Este é um efeito colateral de raiva e que só piora, se não for tratado . Ou talvez você tenha um colaborador que sempre discutia em reuniões, enfrentava os outros para por em prática suas ideias e sem mais nem menos, fica retraído, quieto, como quem não se importa. Isso é potencialmente mais perigoso e um sinal absoluto de burnout.
O que você pode fazer : descobrir a causa. É um problema com seu superior imediato? Eles estão desistindo porque não aguentam a carga de trabalho?
      3.Ficam doentes com mais frequência
O absentismo é um dos primeiros sinais de esgotamento dos colaboradores, por isso, se você perceber um colaborador que pede, repetidamente, dias de folga por razões que no passado não o levavam a faltar, é hora de ter uma conversa com ele.O que você pode fazer: Deixe bem claro que você tem notado as faltas e os atrasos fora do normal/aceitável e pergunte se tudo está bem. Não ligue para a casa do funcionário, com raiva, questionando o porquê de sua falta... isso só vai piorar a situação! Seja compreensivo e não dê a impressão de que o funcionário está sendo interrogado e atacado tirar um dia de folga por doença ou seja lá o que for…
     4.Queda da qualidade de trabalho.
Um colaborador que geralmente produz excelente trabalho e nunca perde um prazo de repente entrega um relatório "desleixado"... ou começa a atrasar a entrega.
O que você pode fazer : Simplesmente dizer para este colaborador que o trabalho que ele está entregando deixa a desejar e que ele tem que resolver isso não vai ajudá-lo, principalmente se estiver mesmo esgotado. O melhor plano de ação é sugerir uma pausa, seja em férias, seja tirando o excesso de projetos que ele está envolvido.
    5. Tornam-se  menos sociáveis
Colaboradores esgotados, que sofrem de burnout tendem a se tornar cada vez menos sociáveis . Deixam de interagir com seus colegas, começam a almoçar em suas mesas de trabalho e ficam muito calados. O que fazer? Converse com este colaborador. Busque, de forma cordial, entender as causas deste súbito retraimento.
 No final, o que vai resolver? Conversa franca e amigável! 
Fonte de Pesquisa: Texto traduzido e adaptado do original “5 signs your staff are burning out" da revista Human Resources Magazine

Nenhum comentário: