Conhecimento
técnico é importante, mas de nada adianta se o profissional não souber lidar
com o dia a dia da empresa nem relacionar-se com os colegas de trabalho. Por
isso, as organizações estão à procura de colaboradores que apresentem um bom
nível de inteligência emocional.
As
empresas têm reconhecido a importância da inteligência emocional no ambiente de
trabalho como forma de evitar conflitos entre funcionários e ampliar a
produtividade da equipe. Quem é emocionalmente inteligente costuma ser mais
motivado e determinado. Isso impede que o indivíduo se abale facilmente com
situações embaraçosas, como discussões e mudanças bruscas. Além disso, esse
tipo de profissional consegue trabalhar em equipe sem dificuldade e sabe
reconhecer seus medos e fraquezas.
Aqueles
que possuem competências comportamentais como essas obtêm resultados mais
positivos para a empresa, porque contagiam todos à sua volta com sua empolgação
e capacidade de comunicação. Em meio às dificuldades, são essas pessoas que
mantêm a calma necessária para enxergar as melhores soluções.
Dicas para desenvolver sua
inteligência emocional:
Para
ter uma carreira profissional de sucesso, é preciso levar em consideração
alguns quesitos:
Primeiro – Empatia
É
uma das características mais marcantes nos indivíduos que têm uma inteligência
emocional bem desenvolvida. Trata-se da capacidade de entender e respeitar a
opinião dos outros. É importante não julgar os colegas precipitadamente.
Procure sempre ouvir e apoiar todos aqueles que dividem o ambiente de trabalho
com você.
Segundo – Autocontrole
Manter
a calma em situações difíceis e não
tomar atitudes precipitadas é uma ótima forma de agir. Trabalhar o
autoconhecimento é uma maneira eficiente de controlar impulsos e fortes
emoções, como raiva, tristeza ou insegurança.
Terceiro – Contatos
É
fundamental saber cultivar relacionamentos profissionais e pessoais. Por isso,
mantenha os velhos e conquiste novos amigos e colegas de trabalho. Isso pode
ser feito pessoalmente ou nas redes sociais. Procure ser simpático com todos à
sua volta.
Quarto – Motivação
Trabalhe
com aquilo que você ama e tenha sempre disposição e positividade para enfrentar
os problemas do dia a dia. Preserve o seu entusiasmo a todo instante e trate de
passar esse sentimento para os colegas no trabalho.
Mas atenção: seguir essas dicas não é tudo! Para
ser um excelente profissional, não basta desenvolver sua inteligência
emocional, é preciso unir essa característica a aptidões técnicas e, assim, usar
toda o seu potencial para atingir os melhores resultados.
Fonte de Pesquisa:Villela da Matta
Nenhum comentário:
Postar um comentário